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MotoGP - A Suzuki mostra seus botões de guidão, e explica para que servem...

MotoGP - A Suzuki mostra seus botões de guidão, e explica para que servem...


Os pilotos de MotoGP têm sistemas eletrônicos cada dia mais sofisticados em suas motos. Se concentrar apenas em dar  gás e frear tarde e forte passou para a história, eles agora devem gerenciar diferentes parâmetros, conhecidos como mapas de potência, dependendo de cada momento da corrida. Desde o início, as primeiras voltas com pneus novos e tanque cheio quando os pneus começam a perder desempenho  ou se as condições meteorológicas mudam.
As distâncias ainda são grandes, mas o guidão da MotoGP começa a assemelhar-se cada vez mais ao volante de um Fórmula 1. A Suzuki mostra como funciona o guidão de sua GSX-RR, a moto pilotada por Aleix Espargaró e Maverick Viñales. Especificamente, o do protótipo Suzuki, além de acelerador, freio dianteiro e embreagem,  conta com dois conjuntos de botões chamados "joypads", e consiste de trêsbotões do lado esquerdo e quatro do lado direito.
De acordo com a Suzuki, os três botões do lado esquerdo são para gerenciar os mapas de potência da moto. Com o botão amarelo (SCR) se entra no programa, enquanto os botões azul e vermelho sãolevantados e abaixados entre mapas diferentes, e quando se encontra o mapa desejado, aperta-senovamente o botão amarelo para confirmar.
No punho direito, o acelerador  e o freio dianteiro, foi fixado um outro "joypad", com mais quatro botões: azul, vermelho, amarelo e verde. O verde é para mudar o sistema eletrônico de condição  seco para molhado. O amarelo é para o limite de velocidade quando os pilotos entram no pit lane (60km/h). O azul épara ativar o controle de largada (Launch Control), o sistema de saída. Enquanto o vermelho é o botão que desliga  a moto e isso é importante porque se houver uma queda,  com a moto no chão e o a roda traseirarodando sem resistência, o motor pode quebrar.
Os pilotos devem saber praticamente de cor o que fazer com cada botão, e têm a intuição para saber quando usar os mapas e não cometer erros, especialmente quando apertar os botões de controle delargada (se não acionado a moto empinaria  de cara e não avançaria) e não  esquecer  de apertar o limitador ao entrar no pit lane ou não  pressionar  por engano a mudança para condições molhadas, como aconteceu com Andrea Dovizioso, ops Iannone  recentemente, limitando a potência de sua Ducati.

Fonte: http://sportv.globo.com/site/blogs/especial-blog/mundo-moto/post/motogp-suzuki-mostra-seus-botoes-de-guidao-e-explica-para-que-servem.html


 

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